terça-feira, 5 de novembro de 2013

Palestra: "Novos modos do fazer jornalismo, produção de conteúdo e impacto das redes sociais nas notícias".

Foto David Gomes 
Por David Gomes 
Na última sexta feira 1º/11, três professores de diferentes áreas Pollyana Ferrari (Jornalismo), José Luiz Goldfarb (História da Ciência) e José Cossermelli (Geografia) abordaram questões como novos modos do fazer jornalístico, produção de conteúdo e impacto das redes sociais nas notícias. Estavam presente no evento cerca de  150 jornalistas de diversos veículos de comunicação no auditório da PUC, campus Perdizes. 
Pollyana Ferrari (Jornalismo) considera que o fazer jornalístico virou de cabeça para baixo, abordou o que mudou com a chegada das mídias sociais no começo deste século. A partir daí, leitores, telespectadores e ouvintes deixaram de ser passivos sobre o conteúdo das mídias e, munidos de seus celulares, também se tornaram eles próprios produtores de conteúdo.
José Luiz Goldfarb (História da Ciência) explorou as possibilidades do uso do Twitter como fonte de informação para jornalistas, seja pelo fato de muitas personalidades públicas já utilizarem a rede para divulgar novidades, seja pelo fato de que o cidadão comum também se transforma em fonte, ao "cobrir" eventos em seu entorno. Debateu ainda a força da rede para espalhar as matérias produzidas por jornalistas. 

 José Cossermelli (Geografia) trouxe o debate e um incentivo para que o jornalista conheça o novo mundo das geotecnologias livres, tornando-se usuário e produtor de informações espaciais. O professor abordou ainda a questão da lei de acesso à informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário